A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) já está recebendo das empresas, inclusive as participantes do Simples Nacional, a Declaração do VAF (Valor Adicionado Fiscal) ano base 2008. O prazo termina no dia 15 de maio. A Secretaria recomenda aos contribuintes que não deixem para a última hora. É através da declaração do VAF que a Fazenda Estadual apura o índice de participação de cada município na cota-parte de 25% do ICMS.
O VAF é o fator mais importante na formação do índice de participação de cada município, sendo utilizado pela SEF/MG para fazer semanalmente o repasse do ICMS e do IPI Exportação (Imposto sobre Produtos Industrializados. O assunto interessa muito às prefeituras e elas devem insistir junto às empresas de seu município para que façam a declaração do VAF, recomenda a Fazenda.
Nos dias 6 e 7 de deste mês, a SEF/MG, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), irá realizar no Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte, o Curso de capacitação do VAF, com enfoque no tema “Como apurar e aumentar a arrecadação de seu município”.
O curso é dirigido aos funcionários públicos municipais e objetiva esclarecer dúvidas em torno da apuração dos índices do VAF (Valor Adicionado Fiscal) e repasses de receitas da cota-parte do ICMS Municipal. O VAF é o fator mais importante na formação do índice de participação de cada município, utilizado pela Secretaria de Estado de Fazenda para fazer semanalmente o repasse do ICMS e do IPI Exportação (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Durante o curso serão abordados ainda de forma sucinta aspectos envolvendo o IPVA, novo Cadastro de Produtor Rural, Simples Nacional. dentre outros assuntos. Com essa iniciativa, a SEF/MG busca maior interação com os servidores municipais e quer contribuir para o crescimento dos municípios mineiros.
- MG - Declarações do VAF podem garantir repasse de 25% do ICMS
- MG Secretaria da Fazenda orienta sobre a entrega da DAMEF/VAF 2014
- MG - Não incidência da taxa de expediente nas guias da DES e do BHISS Digital
- MG - Lei que prevê cobrança do ISSQN gera polêmica em cidades da região
- MG - Alíquotas reduzidas e benefícios fiscais prorrogação para 31.01.2015