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Brasil: 96% da população não é consciente em relação ao consumo

Quando se trata de gênero, as mulheres são mais comprometidas do que os homens.

Fonte: InfoMoney

 O consumo responsável ainda não é um hábito comum dos brasileiros. Segundo pesquisa O Observador Brasil, promovida pela Cetelem, 96% da população não é consciente em relação ao consumo.

As perguntas realizadas para a pesquisa avaliam 13 comportamentos em certas situações, dentre eles, se a pessoa deixa lâmpada acesa em ambiente vazio, se fecha a torneira enquanto escova os dentes, se separa o lixo, se utiliza o verso do papel utilizado, se planeja compra se roupas.

O grupo de indiferentes adota, no máximo, dois comportamentos. Já os conscientes seguem de 11 a 13 comportamentos, enquanto os iniciantes adotam de três a sete comportamentos responsáveis e os comprometidos, de oito a dez.

Grupos

De acordo com a pesquisa, apenas 4% dos entrevistados fazem parte do grupo de conscientes. Já os comprometidos representam 20% dos participantes da pesquisa.

Os que adotam entre 3 e 7 comportamentos responsáveis somam 65% dos entrevistados, enquanto os chamados de indiferentes correspondem a 11% dos consumidores.

Classes, gênero e regiões

Ainda segundo a pesquisa, as classes D e E são as que mais apresentam consumidores indiferentes e iniciantes. A classe C apresenta resultados semelhantes aos das camadas A e B, nas quais os consumidores são mais comprometidos e conscientes.

Quando se trata de gênero, as mulheres são mais comprometidas do que os homens. Contudo, em outros grupos de consumo, não há diferença significativa entre os dois.

Já em relação à região, o Nordeste e o Sul apresentam o maior número de consumidores indiferentes, enquanto no Sudeste eles são mais comprometidos. Os iniciantes estão distribuídos de forma uniforme entre as regiões.

Consumo

No grupo de consumidores conscientes, 94% afirmaram que provável ou certamente vão aumentar as economias nos próximos 12 meses. Segundo a pesquisa, esse percentual reduz conforme os grupos e chega a 70% entre os consumidores indiferentes.