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Serviços e produtos por assinatura seguem em alta: opções vão de dermatologistas a automóveis

Modalidade cresceu 65% durante a pandemia e se manteve como tendência para consumidores brasileiros

Fonte: A Autora

Nos últimos dois anos, além do aumento de 50% das assinaturas das plataformas de streaming, segundo a NZN Intelligence, também foi possível notar a entrada de novos participantes no mercado de assinaturas. Apesar da modalidade de recorrência não ser um conceito novo, especialistas acreditam que os smartphones e novas logísticas de entrega, cada vez mais rápidas, foram fundamentais para que essas vendas se consolidassem. Só no Brasil, houve um aumento de 65% no volume de vendas nesse formato em 2021, de acordo com a pesquisa anual do sistema de pagamento Vindi.

Com a adaptação do brasileiro à conveniência da assinatura, é possível encontrar os mais diversos produtos e serviços com a opção de compra recorrente, desde consultas dermatológicas até automóveis.

Conheça a seguir outras opções de clubes de assinatura.

Dermatologia

Já um sucesso na Alemanha e Suíça, a FORMEL Skin decidiu aterrissar no Brasil após receber o investimento de 30 milhões de euros na maior série A da Europa. O serviço oferecido ainda não existia no Brasil: a marca vende planos que incluem consultas dermatológicas via telemedicina, envio de produtos personalizados, além de acompanhamento médico virtual. É possível iniciar um tratamento pelo valor de R$147 por mês com cobertura em todo o país.

“Especialmente na área de dermatologia, um check-up frequente é extremamente importante para uma constante avaliação médica e ajuste de fórmulas. A FORMEL Skin traz a vantagem de oferecer um tratamento contínuo de forma prática e acessível: acessando o site, o paciente consegue começar seu tratamento ou tirar suas dúvidas em poucos minutos, onde quer que ele esteja no Brasil”, ressalta Gerrit Glass, Gerente Geral da health tech no Brasil.

Automóveis

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o mercado de assinaturas no Brasil vem crescendo. De um milhão de automóveis que compõem as frotas das locadoras, aproximadamente 8% se enquadram nessa modalidade. Uma das empresas que vem se destacando no segmento é a Kovi, startup que está revolucionando o acesso ao carro na América Latina. Com mais de mais de 10 mil usuários divididos entre o Brasil e o México, a startup se consolida como a primeira empresa de carros por assinatura a proporcionar planos mais acessíveis e justos para o usuário.

O modelo permite que o motorista tenha flexibilidade para dirigir quantos quilômetros quiser por semana e seja cobrado proporcionalmente de forma automática, sem necessidade de contato com a empresa ou de pagar taxas inesperadas e outros custos adicionais com serviços como seguros, impostos ou manutenção. Durante a pandemia, a empresa teve um aumento de 40% em sua base de clientes e de 13% da demanda de veículos, o que correspondeu uma frota total 60% maior em relação ao ano anterior.

“O nosso principal objetivo é democratizar o acesso ao automóvel por meio do modelo inédito de pay-per-mile, atendendo desde o consumidor que dirige por muitos quilômetros, com sua faixa de quilometragem ilimitada, até aqueles que passam menos tempo na rua, mas não abrem mão em ter um veículo a sua disposição e que não comprometa a sua renda mensal familiar já que o custo de uma assinatura é menor do que o financiamento”, pontua Adhemar Milani, Co-Founder e CEO da Kovi.

Supermercado

A Shopper, maior supermercado 100% online do Brasil, trabalha com o modelo de Compra Programada, em que o consumidor monta sua cesta e seleciona o dia da entrega. Ele recebe lembretes para alterar sua lista, antes das próximas entregas. Com esse modelo, a empresa evita a “dor” do consumidor de ficar sem os itens antes que terminem em suas casas. No ano passado, a empresa também lançou a Compra Programada Fresh, que vende de forma online frutas, legumes e verduras cuidadosamente selecionados por um chef de cozinha. Essa funcionalidade permite o agendamento de entregas semanais ou quinzenais, garantindo que os clientes sempre tenham frutas e verduras frescas em casa.

Back office corporativo

A BHub é a primeira startup de Gestão por Assinatura (GPA) da América Latina. Com foco em startups e PMEs, a empresa de tecnologia oferece soluções completas de backoffice no modelo de assinatura mensal, também conhecido como o “back office as a service”. São oferecidos serviços de contabilidade, gestão de finanças, recursos humanos e assistência jurídica.

O CEO e fundador da startup, Jorge Vargas Neto, explica que os trâmites corporativos dificultam os negócios do empreendedor, desde a emissão de notas até o gerenciamento de folhas de pagamento, por exemplo. “São atividades que consomem muito tempo, desviando o foco do que mais importa, o core. Chegamos para preencher uma lacuna que existe no mercado de startups e PMEs, entendendo que não existe a necessidade de gastar tanto tempo com burocracias. Portanto, a nossa proposta é nos tornar parceiros do empreendedor em toda a sua jornada”, avalia Neto.

Atualmente a BHub atende mais de 350 clientes, entre pequenas startups e até unicórnios.

Plano profissional

A Catho é um marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos. Os interessados em se candidatar a alguma oportunidade da plataforma podem se cadastrar de forma gratuita. Mas, caso o candidato queira destacar seu currículo perante aos demais, existe a possibilidade de contratar o Plano Profissional, serviço que aumenta consideravelmente as chances de ser chamado para uma entrevista e, consequentemente, conseguir um emprego. Desta forma, os contratantes têm destaque perante aos demais candidatos não pagantes e, nas primeiras 24h da publicação das vagas, têm exclusividade para se candidatar. Após esse período, a vaga estará disponível para todos, mantendo o perfil dos candidatos pagantes ainda em destaque.