Para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aguardam na fila por perícia médica, uma opção pouco conhecida tem se mostrado útil: o Atestmed. Esse sistema permite o envio de laudos e atestados pela internet para análise remota por um médico perito, agilizando a concessão do benefício.
Inicialmente adotada devido à pandemia e à demora na marcação de perícias presenciais, essa iniciativa foi recentemente ampliada. Desde 25 de setembro, o INSS tem ligado para segurados que aguardam perícia há mais de 45 dias para oferecer atendimento via Atestmed. Nos três primeiros dias, foram realizadas 55,5 mil ligações e 5,8 mil pessoas foram encaminhadas para a perícia remota.
Não há restrição geográfica ou prazo mínimo de espera para usar o Atesmed. Qualquer segurado pode utilizá-lo.
Para solicitar o benefício, o segurado precisa acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade” e seguir as instruções, fornecendo dados pessoais como CPF, além de digitalizar exames, laudos e atestados.
Se o segurado já tiver uma perícia presencial agendada e preferir antecipar a análise pelo Atestmed, a data de entrada do requerimento inicial será mantida. Entretanto, a data agendada para a perícia presencial será mantida se os documentos enviados não estiverem em conformidade ou se houver indicação de avaliação presencial.
Segundo o secretário de Regime Geral (SRGPS) do Ministério da Previdência, Adroaldo da Cunha, 70% dos atestados analisados pelo sistema têm o benefício deferido.
A meta é analisar 100% dos requerimentos iniciais de Benefícios por Incapacidade via Atestmed nos próximos meses. Apenas os casos em que os documentos estão mal preenchidos ou com informações duvidosas passarão por perícia presencial. Os pedidos de prorrogação também são sempre analisados por um perito com a presença obrigatória do requerente.