Nos últimos tempos, muitos contribuintes vêm se deparando com erros ao acessar o PGDAS (Simples Nacional).
Por conta dessas dificuldades de acesso, muitas empresas contábeis têm sua produtividade afetada, já que conseguem emitir poucas guias por dia.
E não apenas o Simples Nacional, mas o e-CAC, que também desempenha um papel essencial e fundamental nos serviços utilizados pelas empresas, também apresentou bastante instabilidade durante esse período.
Os erros podem acontecer por diversos motivos: atualizações, criação de novas funcionalidades, manutenções, congestionamento por uso de robôs, ou podem existir erros mesmo, afinal, todo sistema é propenso a isso, mesmo os de governo.
Voltando ao PGDAS, como vimos, infelizmente, falhas podem acontecer, então é sempre interessante verificar alguns pontos.
- É falha no sistema da Receita? Converse com outros profissionais que usam esses sistemas, veja se eles também estão com o mesmo problema. Se você constatar que realmente é um problema no portal, abra sempre um chamado para que a Receita esteja a par do problema. Quanto mais chamados a instituição receber, mais rápido ela atuará em cima do caso.
- Falha no navegador:Tente sempre acessar o portal com problema por outro navegador. E tente limpar o cache, isso pode ajudar a fazer com que você consiga acessar o portal com problema. Após fazer essa limpeza, pode ser que você precise repetir o processo mais vezes, caso o erro volte.
- Certificado digital:Se você acessa algum portal por certificado digital e viu que não se trata de um erro do portal, tente ver se o problema não é o seu certificado.
O contribuinte, quando constata que se trata de um erro do portal, pode, também, buscar fazer o acesso fora do horário comercial. O número de acesso depois das 18h e antes das 8h da manhã, costuma ser menor. O que deixa os canais menos saturados e a chance de uso aumenta. A geração automática de tributos e busca de relatórios é muito importante e, vendo por esse lado, se houvesse um webservice feito exclusivamente para esse fim, o problema estaria resolvido.
Esse seria o cenário ideal, porque as empresas desenvolvedoras poderiam usar esses webservices e o número de acessos às plataformas convencionais diminuiria. E com isso o acesso manual teria menos erros.
O acesso robotizado realmente pode deixar esses sistemas de governo mais lentos, mas é algo que precisamos no dia a dia, pois eles dão muita produtividade às empresas.
Mas para que tudo isso possa ser feito, necessita-se de valores expressivos em dinheiro para criar e manter os webservices. E por conta disso ainda não se chegou a uma resolução, pois, o governo não quer pagar essa conta.
Infelizmente, não temos como saber se esse tipo de situação poderá ou não voltar a ocorrer, mas é sempre bom estar preparado para ter opções adicionais caso aconteça.
Então, a orientação principal que fica é: se você está com erro para gerar o seu DAS e percebeu ser um erro do portal, informe o problema no site do Simples Nacional.
Os canais dentro do portal do Simples Nacional que temos hoje são:
- Ouvidoria do Ministério da Economia:É usado para registrar problemas nos sistemas do Simples Nacional. Então em caso de indisponibilidades, lentidão ou instabilidades esse é o canal. Você também pode utilizá-lo para fazer elogios, sugestões ou reclamações.
- Fale Conosco:Serve para registrar dúvidas sobre a utilização dos aplicativos do Simples Nacional.