A contabilidade de uma empresa deve cuidar das rotinas da mesma, por isso, é preciso entender as rotinas contábeis de acordo com regime tributário, as rotinas do Simples Nacional diferem das rotinas de outros regimes.
Portanto, é preciso ter conhecimento sobre quais são e como funcionam essas rotinas contábeis, afinal, um profissional contábil deve estar sempre atualizado sobre as obrigações dos regimes tributários.
Acompanhe este artigo até o final e conheça as principais rotinas contábeis do Simples Nacional e entenda como elas funcionam.
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Principais rotinas contábeis no Simples Nacional
Veja abaixo as principais rotinas contábeis do Simples Nacional e entenda como elas funcionam:
Emissão do DAS
O documento de arrecadação do Simples Nacional (DAS) é a guia de recolhimento de todos os tributos desse regime, podemos dizer que essa é uma das principais rotinas para as empresas do Simples.
Essa guia de recolhimento contém 8 impostos, esteja atento a todos eles, veja quais são:
- IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- ISS (Imposto sobre Serviços);
- CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
- COFINS(Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
- ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação);
- PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
Emissão de notas fiscais
Todos integrantes do Simples Nacional devem obrigatoriamente realizar a emissão de notas fiscais sempre que um serviço for prestado ou um produto for vendido.
Essa é uma das principais rotinas contábeis, as notas devem ser organizadas conforme o setor e categoria da nota fiscal.
Escrituração fiscal e contábil
As empresas que decidem optar pelo Simples Nacional devem acompanhar seus negócios através da escrituração fiscal e contábil.
Essa rotina é feita por meio dos seguintes livros:
- Livro Caixa;
- Livro Registro de Entradas;
- Livro Registro de Inventário;
- Livro de Serviços Prestados e Tomados.
Envio de declarações
Obrigações acessórias são declarações que devem ser enviadas ao fisco para declarar diferentes informações sobre um empreendimento, elas podem ser mensais ou anuais.
Enviar declarações mensais e anuais também faz partes das rotinas contábeis do Simples Nacional, veja abaixo quais são essas declarações:
Declarações mensais:
- DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos);
- DES (Declaração Eletrônica de Serviços).
Declarações anuais:
- DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na fonte)
- DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais).