Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6596/09, que obriga a Receita Federal do Brasil a informar ao contribuinte - por e-mail - a data, o banco e o valor da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Pela proposta, do deputado Milton Barbosa (PSC-BA), a declaração anual de rendimentos deverá conter um campo específico onde o contribuinte poderá informar o endereço eletrônico em que deseja receber a informação, caso opte por esse meio de informação.
Publicidade
Segundo o deputado, a medida dará maior publicidade à informação sobre a restituição do Imposto de Renda. Ele aponta que, muitas vezes, os dados sobre a restituição não estão disponíveis de forma clara na página da Receita Federal. "A maioria dos contribuintes espera com ansiedade o crédito da restituição na conta bancária e conta com os recursos para atender compromissos", argumenta.
O parlamentar ressalta que a iniciativa ajudará o contribuinte a programar suas finanças pessoais. Ele lembra que a medida é uma retribuição simples de um sistema tributário, cuja arrecadação já atinge 40% do PIB.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
- Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR
- IR: Receita abre hoje consulta a lote multiexercício com maior valor da história
- Receita abrirá na terça consultas ao 2º lote de restituição do IR 2012
- Consulta ao segundo lote de restituições do IR será liberada na segunda-feira
- Contribuintes incluídos no primeiro lote do IR 2012 podem sacar dinheiro hoje