Aposentados e pensionistas poderão parcelar o valor a pagar do Imposto de Renda em até 12 vezes. Essa é a proposta do deputado Deley (PSC-RJ) que tramita na Câmara dos Deputados.
Hoje, a pessoa física pode parcelar o débito em até oito vezes. Porém, o Projeto de Lei 6.095/09 propõe um número maior de parcelas aos beneficiários da Previdência Social que tiverem saldo de imposto a pagar para a Receita Federal.
A medida tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Menor impacto no orçamento
O número maior de parcelas, segundo o parlamentar de acordo com a Agência Câmara, tem o objetivo de reduzir o impacto do pagamento do imposto nas despesas mensais desse segmento da população.
De acordo com Deley, com as regras atuais, muitos aposentados e pensionistas acabam atrasando o pagamento das cotas. O benefício, porém, só vale para quem declarar rendimentos exclusivos de aposentadoria ou pensão.
Além disso, a proposta permite a concessão de desconto direto dos valores devidos à Receita no benefício, desde que autorizado pelo aposentado ou pensionista.
- Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR
- IR: Receita abre hoje consulta a lote multiexercício com maior valor da história
- Receita abrirá na terça consultas ao 2º lote de restituição do IR 2012
- Consulta ao segundo lote de restituições do IR será liberada na segunda-feira
- Contribuintes incluídos no primeiro lote do IR 2012 podem sacar dinheiro hoje