Muitos brasileiros montam um negócio próprio porque são bons em determinada atividade, trabalham duro e não encontram um bom emprego que atenda aos seus anseios. Há várias histórias de sucesso que começaram assim. Mas existem também muitos casos que não atingem o grau que poderiam ou acabam não dando certo por falta de habilidades e conhecimentos específicos sobre gestão de negócios.
A boa notícia é que essas competências podem ser desenvolvidas. “Antes de abrir uma empresa, é importante estudar sobre empreendedorismo”, recomenda Rafael Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP.
Confira, a seguir, sete conhecimentos, habilidades e competências que aumentam as chances de sucesso nos negócios. E veja três erros comuns que costumam ser cometidos por quem não desenvolve essas capacidades, que consequências eles provocam e como evitá-los.
Conhecimentos ensinados em cursos
Alguns conhecimentos essenciais na vida de um empreendedor podem ser obtidos por meio de cursos rápidos ou até mesmo a partir de conteúdo disponibilizado na internet. Nesse grupo, destacam-se:
1. Gestão financeira: Cursos sobre esse tema ensinam a analisar investimentos, controlar os gastos, planejar as finanças, calcular os preços que a empresa deve cobrar por seus produtos e serviços, prever o fluxo de caixa e idealizar estratégias para lidar com problemas financeiros.
2. Marketing: Programas de ensino nessa área abordam temas como estratégias de divulgação, criação de marca, análise de mercado, identificação de público-alvo, técnicas de vendas, presença digital e monitoramento de resultados.
3. Gestão de pessoas: Busque cursos que desenvolvem competências como liderança, gestão do tempo, motivação de equipes, recrutamento e seleção de funcionários, gerenciamento de conflitos, avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional.
4. Gestão estratégica: Cursos sobre o assunto ajudam a definir objetivos, estabelecer metas e traçar planos de ação para alcançá-las.
Competências que exigem um trabalho mais profundo
Existe um outro grupo de habilidades que podem até ser estimuladas por meio de cursos e conteúdo de internet, mas exigem outras experiências de aprendizado. Essa jornada pode incluir práticas e terapias de autoconhecimento, mentoria, visitas a concorrentes, participação em feiras e eventos de negócios, viagens, leitura de livros e outras vivências culturais.