Quando você vai ao mercado, precisa saber quantos quilos de carne e açúcar vai comprar, quantos litros de refrigerante e qual o tamanho da bateria que você precisa. Quando você vai comprar roupas e sapatos, precisa saber da numeração. O mesmo acontece quando você quer emagrecer: você normalmente pensa em quantos quilos quer perder. Ou seja, as medidas te acompanham o tempo todo.
Se tudo é medido, por que não medir os resultados da sua empresa? E como medir esses resultados? Para isso, usamos indicadores de desempenho, que nada mais são do que instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas. São esses indicadores que vão mostrar o resultado das estratégias e orientar as tomadas de decisão da empresa.
Afinal de contas: com base em quê você toma suas decisões gerenciais? Através desses indicadores, é possível fazer comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado e fazer com que você perceba os ajustes necessários em seu planejamento.
Os indicadores de desempenho mais utilizados são os de: lucratividade, produtividade, qualidade, capacidade e estratégicos:
- Lucratividade: mede a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita;
- Produtividade: avalia o quanto se pode produzir mais com menos, ou seja, permite entender quanto a empresa consegue produzir com uma quantidade de colaboradores ou maquinários, em um determinado período de tempo, sem perder a qualidade;
- Qualidade: mede a capacidade das equipes e dos processos de saída, ou seja, como você está atendendo seu cliente, como você entrega, o que você entrega e quando você entrega;
- Capacidade: mede a capacidade de entrega da sua empresa. Não adianta vender, se você não consegue entregar o que foi vendido;
- Indicadores estratégicos: medem o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. Ao conhecer esses indicadores, é possível tomar providências para atingir esses objetivos.
Perceba que esses indicadores caminham juntos, independente do ramo de atividade da empresa. Por exemplo: se sua empresa é de prestação de serviços de suporte de TI, você tem que ter uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do atendimento, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e dando lucro.
Existe um universo de indicadores de desempenho para medir as atividades da empresa. Alguns exemplos para te inspirar:
- Em vendas: número de contratos assinados, número de renovações, quantidade de vendas no período, produtos mais vendidos, quantidade de produtos vendidos, quantidade de ligações feitas, tempo de cada ligação;
- No financeiro: ponto de equilíbrio, fluxo de caixa previsto e real, inadimplência, lucratividade, prazos médios de recebimento e pagamento;
- Em RH: investimento em treinamentos, rotatividade de pessoal, satisfação dos funcionários, tempo médio de contratação, vagas por tipos de cargos, produtividade por funcionário, tempo de empresa de seus colaboradores;
- Marketing: leads qualificados, taxa de conversão, tráfego do site, indicadores de mídia social.
Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio; eles devem estar ligados à estratégia que você planejou para sua empresa. Conheça seu negócio, saiba onde quer chegar, trace objetivos e não deixe de medir seus resultados.
* Karla Küster é CEO e consultora na Credita CGE.