É de senso comum que pessoas motivadas entregam resultados ampliados. Não há dúvida nessa afirmação. Mesmo assim, grande parte das empresas não têm nenhum projeto que tenha como objetivo manter ou ampliar a motivação de seus colaboradores.
Não há dúvida também de que para conseguir ampliar a motivação de um colaborador é preciso se aproximar dele, conviver com ele e, se possível, mergulhar em seu mundo com o intuito de entender os reais motivos que geram ação.
Essa ainda é uma estrada longa a se percorrer, pois podemos, por nós mesmos, continuar andando e encontrando a cada passo um sentido para tal.
Assim, é fácil pensar: “se o trabalho não é nada motivador, então abandone-o e procure outro.”
Como o intuito desse teto não é julgar as decisões alheias, até porque acabamos de falar da importância da empatia, trago aqui uma solução simples, porém não fácil, pois demanda interesse, vontade e disponibilidade para encontrar a melhor saída.
Pegue papel e caneta/lápis.
-
Faça uma lista das coisas boas do seu trabalho. Entenda: por pior que seja, há sempre um lado bom. Quer exemplos? Salário, amigos, contatos, o café é bom, o status etc. Encontre sua lista;
-
Coloque os itens em ordem de importância.
Agora faça outra lista: seus sonhos.
-
O que você quer conquistar? Aonde você quer chegar? Quais são as coisas importantes para você, das quais não abre mão? O que faz brilharem seus olhos? O que dá sentido a sua vida? Coloque essa lista também em ordem de importância.
Em seguida, transforme os 3 primeiros itens da sua lista em sua metas. Transforme seus sonhos em realizações possíveis.
-
Defina claramente o que você quer. Descreva com o máximo de clareza e objetividade;
-
Explique para você mesmo porque isso é importante e veja se realmente é algo indispensável. Mantenha apenas se for;
-
Defina para quando deseja realizar esse sonho/objetivo. Seja realista com a data. Prazos curtos ou longos demais não ajudam em nada;
-
Descreva o mais detalhadamente possível como irá alcançar seu objetivo;
-
Relacione pessoas das quais você precisará para alcançar cada objetivo;
-
Faça as contas e veja quanto custa cada etapa da realização;
-
Faça um levantamento também de quais são as possíveis questões que possam atrapalhar cada etapa;
Agora, relacione cada objetivo com seu trabalho e veja o que, no seu trabalho, é importante para a realização de cada um desses objetivos.
Vincular seus objetivos ao seu trabalho e entender a importância de um para a realização do outro irá fazer com que você levante e vá trabalhar com um belo sorriso no rosto, pensando na importância desse passo para suas realizações, ao invés de se queixar pelo trabalho ruim e colocar nas mãos de outros o que realmente tem importância para você.
A vida é única e não aceita rascunhos. Se escreveu errado ontem, vire a página e escreva certo agora.