A recessão econômica prolongada no País tem feito com que os empresários se reinventem a todo o momento. Mudanças nas políticas de precificação em produtos e serviços, inserção de novas categorias para venda, ampliação do ramo de atividade são apenas algumas das medidas adotadas pelos empreendedores que surgem resultado. A publicidade, quando bem estruturada pode trazer um diferencial competitivo frente aos concorrentes e alavancar as vendas.
Entretanto, muitos optam pela redução de custos brusca – corte de funcionários, de fornecedores e de despesas em geral – para sobreviver à recessão econômica , quando na verdade o momento é de rever estratégias e mostrar ao consumidor sua presença.
Atualmente uma das estratégias que tem obtido resultados positivos com baixo custo de investimento são os anúncios online. Redes sociais como o Facebook, Instagram e até mesmo a rede corporativa Linkedin tem sido usada para atrair a atenção do consumidor.
Por mais que parece um território desconhecido para muitos, ele tem crescido em procura no País. Dados da Kantar IBOPE Media apontaram que no ano passado a publicidade online recebeu investimento na ordem de R$ 5,7 bilhões. Tendência pode-se dizer que sim, mas é um mercado que ainda precisa ser explorado.
Para ajudar quem ainda não entende muito de publicidade online e os seus impactos, o Brasil Econômico entrevistou Diego Carmona, CVO do leadlovers. O especialista em marketing digital evidenciou como estratégias online são capazes de atrair, reter e converter vendas.
Qual a importância de se criar estratégias para atrair a atenção do consumidor?
Aquele ditado “quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido no mundo empresarial e uma das importâncias de se criar estratégias é essa. Você precisa mostrar de alguma forma para o consumidor que o seu negócio existe e que ele possui o produto ou serviço que irá solucionar o problema dele. Você pode elaborar estratégias continuas e anunciar os benefícios ou características da sua empresa/produto/serviço durante todo o ano, para isso é importante separar uma verba para campanhas online, mas também é possível elaborar estratégias sazonais e focar em único produto, caso você ofereça mais de um, o mirar em público-alvo específico.
Em tempos de crise, essas iniciativas tendem a aumentar?
Em tempos de crise acredito que sim, pois é necessário refazer um redirecionamento do orçamento para diminuir gastos e o investimento em campanhas online é menor do que em campanhas de marketing tradicional. Com um investimento menor você consegue atingir um grande público e a vantagem é que você mesmo consegue segmentar o público que deseja.
A publicidade digital ganhou destaque, porém alguns consumidores a considera chata. Como evitar que o cliente bloqueie as estratégias de e-mail marketing e marketing digital?
Para realizar uma estratégia de marketing digital assertiva e não incomodar consumidores que não têm interesse no seu trabalho, é necessário conhecer a sua persona (público alvo). Para descobrir quem é a sua persona realize questionários com os seus seguidores para saber quem são eles, realize teste de campanhas online, veja qual é o tipo de público que seus concorrentes atraem e análise se eles estão obtendo resultados positivos com a audiência que estão impactando.
Quais as estratégias mais comuns nesses dois segmentos?
O marketing digital consiste em usar estratégias online para impactar possíveis compradores, ela engloba todas as ações digitais, tais como, construir audiência no Facebook, post em blogs ou criar vídeos no Youtube. A ideia é que algumas destas campanhas sejam direcionadas a entregar valor para o cliente e conseguir o e-mail do mesmo. A estratégia é chamada de geração de leads e consiste em conseguir o e-mail do cliente em troca de um presente ou benefício, como acesso gratuito por um tempo, um e-book ou um cupom de desconto.
As empresas têm investido mais nessas iniciativas?
Muitas empresas ainda não conhecem esse modelo, mas das que tem entrado no mundo do marketing digital, sim, as principais estratégias passam pela criação de conteúdo voltada à geração de audiência e construção de listas de leads para relacionamento e vendas.
Quanto ao investimento, qual o custo para o empresário?
O investimento é baixo em relação à mídia tradicional e permite testar rapidamente se aquela ação traz um retorno ou não para o cliente. Você precisa separar investimentos para anúncios, criação de conteúdo e para plataformas digitais.
E o retorno?
O retorno ocorre em pouco tempo, dependendo do produto ou serviço. O marketing digital permite que você tenha acesso a dados e métricas rapidamente, o que permite escalar suas campanhas ou ajustar o que não está gerando resultados de forma simples e direta.
Dê algumas dicas para que o empresário, que ainda não conhece o marketing digital, se interesse pelo assunto.
Para quem não sabe nada sobre marketing digital o ideal é começar pesquisando sobre o assunto, procure sobre automação de vendas, sobre geração de leads, etc.. e encontre as principais referências no mercado, em seguida, coloque a mão na massa, realize campanhas no FacebookAds e no Google Adwords de baixo investimento para sentir como é este mundo.
O mercado tem sinalizado que a recessão econômica está no fim. Mesmo assim, manter o foco em estratégias digitais podem garantir resultados de longo prazo.