Muitos empreendedores iniciantes acham que o mais difícil em sua rotina é lidar com as despesas. Outros dizem que é atender a todas as demandas legais e estar dentro das normas. Contudo, talvez o ponto mais complicado seja o gerenciamento de pessoas.
Enquanto números tendem a ser mais previsíveis, seres humanos podem ser caóticos, voláteis e difíceis de lidar. Mesmo assim, todos os índices de sucesso são alcançados pelo trabalho dessas mesmas pessoas, desde que elas possam se envolver com a empresa e ter espaço suficiente para inovar.
Em qualquer cenário, ter uma liderança efetiva é fator crucial para um time bem-sucedido. No post de hoje, trouxemos métodos que vão promover o engajamento de seus empregados e aumentar a eficiência de todos os profissionais envolvidos. Acompanhe!
Não deixe os talentos escaparem
Parte importante do gerenciamento de pessoas é ver quem se destaca em quais funções e tirar melhor proveito dessas qualidades — e algumas pessoas podem estar muito acima da média. Portanto, se você encontrar um profissional talentoso, seja ele experiente ou não, faça o melhor para que ele se sinta recompensado pelo seu trabalho.
Reconhecimento e elogios são uma boa forma de começar, mas qualquer pessoa precisa de retornos palpáveis, como uma promoção, um aumento, alguns dias de folga a mais ou uma premiação. Isso vale mesmo para empresas pequenas, que não chegam a 10 funcionários fixos. Inclusive, cada um deles que se mostre capaz pode se tornar um excelente sócio no futuro.
Recompense os funcionários mais dedicados
Claro que o gerenciamento de pessoas não deve menosprezar quem está “na média” e compensa isso com esforço. As cortesias dadas a um talento em particular devem sempre ser estendidas a todo funcionário que fizer por merecer.
Alguém ficou até mais tarde por uns dias para ajudar com carregamento de estoque? Deixe essa mesma pessoa ter pelo menos um dia de folga como agradecimento. Um vendedor conseguiu um cliente importante sem ninguém pedir? Ofereça uma porcentagem um pouco maior de comissão. Dependendo do projeto, vale mais ter um funcionário dedicado que faça as tarefas com esmero do que um colaborador talentoso e instável.
Descentralize tarefas e faça uma gestão efetiva
Muitos pequenos e microempresários acreditam não ter tempo necessário para a coordenação de seus colaboradores e, em muitos casos, acabam não deixando o time agir de forma mais autônoma. Isso porque acham que haverá melhor retorno se ficarem na linha de frente. Claro que a proximidade facilita certos julgamentos, mas tomar distância ajuda a ver como o processo funciona sem ele e o que pode ser corrigido, aumentando as chances de crescimento da empresa.
Dependendo do tamanho do empreendimento, esse processo pode ser muito rápido e simples, sem atrapalhar as demais funções do empresário e trazendo vários benefícios para a companhia.
Dê a todos o espaço necessário para trabalhar ideias
Parte do gerenciamento de pessoas é ajudar os funcionários a inovar. Construir um diferencial para seu produto ou serviço envolve um processo criativo, que não pode ser executado sem pelo menos alguma hora de ócio e relaxamento por dia.
Sempre que a intensidade da rotina for reduzida e houver possibilidade, promova uma conversa entre todos os funcionários. Permita que eles digam o que funciona, o que não funciona e como eles acham que podem melhorar o trabalho.
Tenha um sistema de gerenciamento eficiente
Não é possível gerenciar uma empresa inteira sozinho. Mesmo quando se lida com pessoas, é necessário ter números, relatórios e dados que sustentem decisões de contratação, demissão e transferência. Um sistema automatizado de dados é uma excelente opção, pois permite o registro de fornecedores, clientes, processos de trabalho, ações financeiras, entre outros.