Mais da metade dos pequenos negócios brasileiros não aceitam cartões de crédito. Diante da estimativa, com base em relatório do Banco Central, o Sebrae iniciou projeto para incentivar a adoção dessa forma de pagamento. Colaboradores da instiuição já foram capacitados para prestar informações aos empreendedores. Os pontos de atendimento do Sebrae em todo o país receberam três mil kits informativos para orientar empreendedores de todos os portes.
“Estamos prestes a receber grandes eventos internacionais e as micro e pequenas empresas precisam estar preparadas para facilitar as vendas aos turistas estrangeiros”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Estudo de uma grande bandeira internacional mostra que os gastos dos visitantes estrangeiros com cartões de crédito durante a Copa da África Sul em 2010, por exemplo, cresceram 82% durante o período do torneio. De acordo com pesquisa da Confederação dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, as vendas com cartão representam 61% do faturamento das empresas brasileiras.
Para disseminar a prática dos cartões entre os pequenos negócios, o Sebrae também capacitou Agentes Locais de Inovação, que visitam empresários em todo o país. O objetivo é orientar os colaborares a oferecer dicas personalizadas para cada setor e região do país. “Muitas vezes, o empresário não sabe diferenciar a bandeira da operadora de cartão, nem conhece os cartões que são mais fortes e acessíveis em determinados estados”, acrescenta Barretto. Para alguns segmentos, segundo estudos do Sebrae, a utilização das máquinas de cartões incrementa em até 70% as vendas.
No início de 2013, um simulador virtual estará disponível no site de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae para mostrar o impacto desse meio eletrônico de pagamento na lucratividade das empresas. Trata-se de uma planilha que pode ser baixada no próprio computador do empresário, para que ele preencha com as informações referentes ao seu negócio.
O simulador permitirá, tanto ao empresário que ainda não aceita cartões, como àquele que já adota esse meio eletrônico de pagamento, a avaliação dos custos e comparação com o lucro da empresa. “Queremos mostrar que empresários de qualquer porte, até mesmo os Microempreendedores Individuais, podem incrementar a receita ao aceitar os cartões de débito e crédito”, conclui o presidente do Sebrae.
Vantagens do cartão:
- Os cartões atendem às necessidades do cliente, especialmente quanto a prazo e agilidade nas compras. Oferecem aos clientes alternativas de pagamento à vista (parcela única), débito em conta corrente ou parcelado.
- Máquinas sem fio podem ser levadas até os clientes para que efetuem os pagamentos. Muito úteis para serviços de entrega (pizzarias, farmácias, floriculturas etc.), taxistas, vendedores autônomos e outros.
- Ofertam uma gama maior de bandeiras de âmbito nacional ou regional, inclusive em uma só máquina.
- Oferecem a possibilidade venda on-line, via internet.
- Eliminam os riscos de inadimplência (comuns nos cheques), pois a instituição financeira garante o pagamento.
- Ampliam possibilidades de novos negócios, como recarga de celulares, vale-pedágio, gás eletrônico etc.
- São o principal meio de pagamento de turistas, principalmente estrangeiros; milhões deles visitarão o Brasil até 2016.