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Consumo: intenção de comprar bens de maior valor mostra leve recuo em junho

Em relação à junho do ano passado, quando o índice registrado era de 111,9 pontos, não houve variação.

O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em junho, ligeira queda de 0,2%, ante o mês anterior.

O indicador marcou 111,9 pontos no sexto mês do ano, ante os 112,1 pontos de maio, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (2) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação à junho do ano passado, quando o índice registrado era de 111,9 pontos, não houve variação.

Índice por idade e renda

Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 16 a 24 anos apresentam mais disposição.

Isso porque 32% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 25 a 29 anos, 31% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 28%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos, o índice foi 23%. Dos que têm mais de 50 anos, 16% disseram o mesmo.

Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 5 a 10 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 32% das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:

Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiar Aumentar/Aumentar Muito  Manter mais ou menos os mesmos  

Diminuir/Diminuir muito  

Até 1 salário mínimo 23% 60% 18%
De 1 a 2 salários mínimos 25% 59% 16%
De 2 a 5 salários mínimos 24% 65% 11%
De 5 a 10 salários mínimos 32% 58% 11%
Mais de 10 salários mínimos 29% 61% 10%

Dados por regiões e gênero

Levando em conta os números por região, Norte/Centro-Oeste e Nordeste são as mais otimistas, com 28% e 27% das respostas, respectivamente, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em seguida, ficaram as regiões Sudeste, com 25% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 22%.

Na segmentação por gênero, 26% dos homens e 25% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia

O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A pesquisa tem periodicidade mensal.