Fonte: Diário do Comércio
O dólar fechou estável ante o real nesta quarta-feira, 22, antes do feriado de Corpus Christi. A moeda norte-americana terminou a 1,589 real para venda no mercado à vista. O volume parcial de operações registradas na clearing (câmara de compensações) da BM&FBovespa era de 1,2 bilhão de dólares. O principal contrato futuro tinha giro de 322 mil papéis a uma hora e meia do fechamento, ante média diária de 334,8 mil contratos neste mês.
O mercado trabalhou aliviado com o voto de confiança dado ao governo da Grécia pelo Parlamento, na noite de ontem (21), mas a notícia não teve muito impacto sobre os preços porque já era esperada. A demonstração de apoio ao primeiro-ministro garante a continuidade das reformas fiscais e evita um calote desordenado do país no curto prazo.
Os investidores também avaliaram o comunicado do Federal Reserve após a decisão de manter o juro básico perto de zero. O banco central norte-americano admitiu que o crescimento está abaixo do que se esperava.
A timidez do mercado deve permanecer após o feriado, avalia Sidnei Nehme, diretor-executivo da NGO Corretora.
"No comportamento do dólar não se vislumbra nada que possa surpreender, devendo manter-se no entorno de 1,58 real", afirmou em relatório, salientando a cautela dos investidores diante do cenário sensível a risco no exterior.
O mercado conheceu ainda dados sobre o fluxo cambial em junho. O saldo negativo diminuiu a 759 milhões de dólares até o dia 17, ante 2,936 bilhões de dólares até o dia 10.
No mês até o dia 17, o BC comprou 2,007 bilhões de dólares em leilões no mercado à vista. Com isso, as reservas internacionais se situavam acima de 335 bilhões de dólares.