Quando falamos em rotina, alguns logo afirmam: Precisamos de rotinas para organizar o nosso negócio. As rotinas padronizam e levam o negócio para o sucesso. Outros afirmam: As rotinas emburrecem, as rotinas levam o negócio apenas aonde ele já foi ou está. Precisamos de inovação, abaixo as rotinas!Quem está certo?
Ambos estão certos, ao meu ver. Como assim?
Vamos analisar os dois pontos:
Rotina como algo positivo
Toda organização de um negócio inicia pelas rotinas. São as rotinas que padronizam, organizam, dão a primeira tônica do negócio.
O primeiro passo para organizar o seu escritório é definir as rotinas. Estabeleça quais são as rotinas do seu negócio: Quando o cliente chega, como ele é atendido? Quando ele é atendido como fica a informação deste atendimento? Depois de atendido, como o negócio processa o restante da informação (ação judicial no caso de um escritório jurídico)?
Perguntas... A resposta destas são justamente as rotinas (parte delas) do seu negócio.
Estabelecer estas rotinas pode auxiliar a evolução do negócio de uma maneira ímpar.
Como assim?
Para termos a evolução ou mesmo inovação, devemos saber aonde estamos em primeiro lugar. Como saber aonde estamos se sequer conhecemos nossas atuais rotinas?
Da mesma forma que estas rotinas são essenciais para a evolução do negócio, elas podem ser o principal problema para ele findar. Veja como:
Rotina como algo negativo
A rotina é um problema justamente quando ela se torna intrínseca ao ser humano.
O ser humano tem a tendência de buscar o sucesso e quando chega nele ou próximo dele, se acomoda.
O mesmo acontece com as rotinas.
Ter uma rotina é cômodo. Ter rotina dá segurança. Ter rotina traduz em saber o passo a passo.
E o que há de errado nisto?
Se você quer ficar sempre na mesma situação atual, nada. Agora, se o crescimento do seu negócio é importante, a rotina é perigoso, pois inibe a criatividade e principalmente deixa todos com aquela sensação de "vamos fazer como está, afinal sempre foi assim". O fato de sempre ter sido assim, não quer dizer que precise ser assim. Não quer dizer que não deve mudar.
A crítica a rotina é fundamental/essencial/imperioso para existir gestão.
Quer gerir o seu negócio?
Critique rotinas internas (procedimentos) e externas (relacionamento com cliente). Estabeleça novas regras e faça as mesmas com controle e organização.
Enfim,
Rotina: Positivo ou negativo?
Positivo, se for padronizar e organizar o dia a dia de todos. Negativo, se as mesmas funcionam há muito tempo sem qualquer tipo de crítica ou pensamento diferente.
Permita-se ser diferente e fazer o seu negócio ter sucesso. Lembre-se que caminhando por onde os outros caminharam chegará somente aonde os outros chegaram.
Ou seja, abaixo a zona de conforto e viva a gestão através da crítica de rotinas!