Gladys Ferraz Magalhães
Em dois anos, cerca de 42% dos brasileiros comprarão alimentos por meio da internet, segundo revela pesquisa realizada pela GS&MD e divulgada na última terça-feira (15).
No mesmo período, as compras na loja física continuarão sendo as preferidas pelos consumidores, atraindo 95% deles e as de catálogo ou porta a porta conquistarão 54% dos clientes.
Hoje, na hora de comprar alimentos, 90% dos consumidores vão à loja física, 27% compram por meio de catálogos ou porta a porta e 14% pela internet.
Outras categorias
Ainda segundo a pesquisa, as compras pela internet também irão crescer nas categorias eletroeletrônico, beleza e cosméticos e vestuário, calçados e acessórios, atingindo, respectivamente 39%, 32% e 33% em dois anos.
Hoje, somente em eletroeletrônicos, as vendas pela internet atingem mais de 15% da população, conforme tabela a seguir:
Preferência de canal | ||||
Eletroeletrônico | Beleza e Cosméticos | Vestuário, Calçados e Acessórios | ||
Internet | Presente | 18% | 12% | 14% |
Futuro | 39% | 32% | 33% | |
Catálogo e porta a porta | Presente | 15% | 18% | 23% |
Futuro | 38% | 37% | 42% | |
Loja física | Presente | 86% | 82% | 91% |
Futuro | 95% | 89% | 95% |