O Banco do Brasil iniciará, nos próximos dias, as operações do Fundo Garantidor de Operações (FGO), que assegura a cobertura de até 80% do crédito para o capital de giro e investimento contratado por micro e pequenos empresários.
A informação foi divulgada pelo BB, por meio de nota, sem precisar o momento da efetivação da medida. Enfatiza, porém, que o fundo permitirá que as instituições financeiras operem com o risco e custo mais baixos, o que se refletirá na ampliação da oferta de crédito para o segmento.
O Banco do Brasil calcula que o FGO possibilitará a redução das taxas de juros em até 30%. Além disso, estima que o aporte previsto pelo governo federal para este ano, no valor de R$ 2,5 bilhões, poderá ser ampliado em até 12 vezes com a cobertura do FGO.
O BB anunciou que também prepara para breve uma nova modalidade de operação de crédito para as empresas: o empréstimo ponte do sistema BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A operação permitirá ao banco antecipar o pagamento aos fornecedores de bens, antes da efetiva liberação dos recursos pelo BNDES.
- Crédito se normaliza, diz Serasa
- Banco do Brasil vai aumentar em 20% oferta de crédito em 2010
- Demanda por crédito das empresas sobe pela primeira vez no ano, frente a 2008
- Pagamento do décimo terceiro estimula aumento na demanda por crédito
- Caixa amplia crédito para micro e pequenas empresas em R$ 200 mi