Karin Sato
Na opinião do professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Carlos Pio, que esteve em Rondonópolis, em Cuiabá, para ministrar palestra em um seminário promovido pelo Sebrae e a Secretaria estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, este é o momento para as empresas de pequeno porte se modernizarem.
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"As empresas precisam aproveitar o que o comércio internacional tem a oferecer, seja do lado da exportação - como um mercado muito maior do que o doméstico -, seja do lado da importação, com ofertas cujos preços tendem a ser menores e de qualidade superior. Pode ser tecnologia, matéria-prima ou serviços", disse o especialista.
Ele exemplificou: "Os preços internacionais caem, tornando o mercado mais competitivo e, portanto, menos aberto para quem exporta. Já no lado da importação - insumos, matéria-prima, tecnologia, produtos intermediários, peças, componentes e serviços - o ambiente é bem mais favorável, justamente por haver muita oferta e pouco consumo", avaliou, segundo informações da Agência Sebrae.
"As empresas podem comprar lá fora, a preço mais barato e com melhor qualidade, o que vem comprando internamente. Talvez seja hora de os empresários começarem a pensar dessa forma".
Ele acrescentou que o comércio internacional já não é um bicho-de-sete-cabeças, porque, atualmente, existem muitas formas de acesso a ele, como a internet.