A busca por candidatos que se encaixem perfeitamente em determinadas vagas não é algo simples e, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, essa tarefa fica cada vez mais mais complexa. Diante deste cenário, adotar estratégias que viabilizem uma busca bem sucedida, pelos talentos mais indicados para compor o quadro de colaboradores de uma determinada empresa, é fundamental e o hunting pode ser uma boa solução para atender a esta demanda específica.
Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem como propósito trazer produtividade aos processos seletivos, explica que além de selecionar esse método permite filtrar os currículos fornecidos pelos prováveis candidatos que podem preencher aquela vaga. “Ocorre uma verdadeira busca ativa para identificar os perfis mais alinhados para enfim analisar, reter e efetivar o melhor pretendente”, destaca.
O processo ocorre de forma mais produtiva. “Em outras palavras, muito além de aguardar os efeitos da divulgação das vagas, o recrutador também vai ao encontro do candidato por meio do networking e outras ferramentas digitais”, enfatiza Alisson.
Utilizar o hunting como estratégia no processo de seleção pode trazer uma série de benefícios. “Podemos citar a atração de perfis mais alinhados com a vaga não somente em relação à cultura da empresa, mas sim no que é esperado no que diz respeito às habilidades técnicas.”, pontua um dos fundadores da abler.
Além desses pontos abordados por Alisson, é possível também estipular algumas metas como a quantidade de perfis mapeados, abordagens usadas, e perfis inscritos por prospecção ativa, o que resulta em um funil de recrutamento mais consolidado. A contratação também ocorre de forma mais rápida porque o time faz uma pré-qualificação com quem está em maior sintonia com a vaga.
A decisão pelo hunting pode partir da necessidade de preencher posições com especificidades próprias em uma empresa, que exigem um perfil profissional mais criterioso, como cargos de liderança e cargos de especialistas técnicos.
Existem algumas técnicas para a aplicação adequada do hunting em um processo de contratação. “É necessário seguir quatro passos fundamentais durante o processo de busca: definir os critérios, mapear o mercado, abordar candidatos e realizar as propostas. Após esse mapeamento dos profissionais mais qualificados, será necessário abordá-los diretamente para verificar o interesse. O primeiro contato pode ser mais informal, apresentando as necessidades da empresa e expondo as expectativas. Posteriormente, será possível ranquear os profissionais para uma segunda abordagem mais formal e efetiva”, revela o CEO da abler.
Alisson Souza elenca algumas práticas que podem ser aliadas ao processo de hunting para aumentar a eficiência das estratégias:
- Delimite o perfil ideal do candidato com detalhamento técnico e comportamental;
- Especifique benefícios para o candidato, como salário e jornada, antes da proposta;
- Não perca de vista o alinhamento à cultura organizacional da empresa;
- Explore ferramentas tecnológicas para filtrar os perfis compatíveis;
- Explore o networking para contratar profissionais alinhados ao cargo;
- Mantenha a transparência durante o processo e na elaboração de propostas.
Para o fundador, o hunting é uma estratégia valiosa para a composição do quadro de colaboradores. “Especialmente nos casos em que a empresa necessita de um perfil específico. Mas é importante estar atento ao checklist que foi proposto, visando uma melhor abordagem e a mitigação de erros que podem comprometer a aceitação daquele profissional para determinada vaga”, finaliza.
Sobre Alisson Souza
Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 55 mil vagas na média, em 15 dias.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 55 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4 milhões de profissionais cadastrados.