INTRODUÇÃO
Estamos vivendo tempos difíceis, com adversidades, desafios e problemas de todas as formas e complexidade, a cada dia nos sentimos impotentes diante dos obstáculos que devemos ultrapassar, sabemos das dificuldades, assim como temos a certeza que tais fatos e acontecimentos tendem a se agravar, onde devemos fortificar a nossa FÉ EM DEUS, mesmo sentindo as consequências desses nossos problemas cotidianos, mas isso se chama VIDA, daí devemos focar na busca de uma educação com qualidade, mesmo sabendo que a maioria dos estabelecimentos de ensino, quer sejam públicos ou privados, ainda não oferecem uma EDUCAÇAO COM QUALIDADE, que possa lhe prover condições de buscar uma vaga no seletivo mercado laboral, ou até mesmo empreender.
O mais interessante dessas variáveis citadas é que ambas, dependem unicamente de VOCÊ, e por ironia do destino, depende o nosso futuro promissor.
MUNDO
Acreditamos que não está nada fácil, buscar esse diferencial, mas essa convicção nos obriga a adotar ações e atitudes que possam alinhar esse entendimento, sabemos que o mundo, hoje, padece de:
- Pandemia, Moléstia, Doença, Infecções respiratórias, Câncer, SAR’s;
- Natureza e Meio Ambiente em completo desalinho;
- Economia em desaceleração e ainda sem estabilidade;
- Conflitos Bélicos em crescimento, afetando diversos países;
- Evolução meteórica da Inteligência Artificial e da Computação Quântica;
- Educação, Saúde e Infraestrutura sem qualidade e sem recursos disponível para sua melhoria;
- Deságio e Resultados Negativos diante das Aplicações e Investimentos;
- Empresas de todos os portes e tamanhos, em transformação e adequação diante desse cenário;
- Desigualdades, Agravos Sociais, Desemprego e Pobreza se elevando rapidamente.
Diante desse diagnóstico precoce, devemos entender que a nossa ação e atitude deve receber especial atenção, para que possamos sobreviver, mantendo a nossa sustentabilidade face as consequências desse avaliação.
Ressaltamos e acreditamos que essa necessária MUDANÇA não é nada fácil, por diversos motivos, quer sejam de variáveis intrínsecas e extrínsecas, mas ela deve ser exequível, para que possamos manter a nossa sobrevivência.
SOCIEDADE
Devemos entender que sobreviver diante dessas adversidades, não e muito fácil, onde também devemos entender que a hesitação ou omissão são fatores indesejáveis e desprezíveis diante do desafios que devemos adotar.
Sabemos ainda que muitos estão DESISTINDO de viver, e estão buscando de inserir na geração dos que não estudam e nem trabalham, numa vã tentava de que viverão inseridos nos Programas Assistencialistas do Governo, que sabemos tem recursos limitados, inclusive a PREVIDÊNCIA, portando devemos buscar TRABALHO licito, para manter a nossa existência.
Em caso de ocorrência de uma 3ª. WW, com uso de artefatos nucleares, a redução populacional e escassez de recursos hão de prover a sustentabilidade daqueles que sobreviverão diante dessa hecatombe, pois segundo PUTIN não haverá tempo nem de piscar o olho.
Num futuro breve, e diante dessas incongruências, a estratificação social, dependerá somente de duas classificações, os INCLUÍDOS e os EXCLUÍDOS, ou seja, os incluídos serão aqueles que tem condições e conhecimentos necessários para se inserir nesse novo mercado, e os excluídos, viverão à margem dos muros que separam essa classificação, vivendo de migalhas, e ignorados pela sociedade, ou seja serão invisíveis.
EDUCAÇÃO COM QUALIDADE
No universo de uma educação qualidade, teremos sólidos investimentos na qualidade dos docentes, e suas respetivas valorizações, assim como teremos equipamentos de última geração para aplicação dessa qualidade, com INOVAÇÃO da Tecnologia da Informação, principalmente com a Inteligência Artificial sendo aplicada em todas as disciplinas.
Outro fator, deveras importante é o conhecimento de outros idiomas, tais como a Língua Portuguesa, Inglês, Russo ou Cirílico, Hindi, Mandarim e Árabe, haja vista a NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO com a participação ativa do BRICS PLUS, em sincronia com a forma atual de sobrevivência.
Não descartamos, portanto a existência de uma Renda Universal e de um Governo Global, trazendo consigo a redução drástica da desigualdade social e dos agravos, mesmo que tenhamos que conviver com um SISTEMA HIBRIDO.
A história e os fatos que nela se inserem nos possibilitam entender que o processo de MUDANÇA deva acontecer num breve hiato temporal, após a Reunião de Cúpula do BRICS PLUS, em nos dias 22 a 24/10/2024, em Kazan Rússia, e a reunião do G-20, nos dias 18 a 22/11/2024, no Rio de Janeiro, Brasil, onde suas pautas hão de gerar transformações em todo o Globo, principalmente no Brasil, haja vista a grande necessidade de mudança.
Como pesquisadores, solicitamos a Inteligência Artificial, para que possa identificar o motivo dessa mudança e sugerir ações contemplativas que esperamos que sejam adotadas.
“O futuro promissor do professor e do educando brasileiro depende de uma série de fatores interligados, que vão desde a transformação do papel do educador até a adaptação das metodologias de ensino às novas demandas sociais e tecnológicas.
Papel Transformador do Professor
Agente de Mudança: O professor é visto como um agente fundamental na transformação social e educacional. Ele não apenas transmite conhecimento, mas também inspira e guia os alunos, preparando-os para enfrentar desafios contemporâneos, como desigualdade e degradação ambiental
A educação deve ser uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na sociedade, e os professores desempenham um papel crucial nesse processo.
Inovação e Adaptação: A capacidade de inovar e adaptar-se a novas abordagens pedagógicas é essencial. Os professores precisam estar abertos a experimentar métodos que integrem tecnologia e práticas atualizadas, focando no desenvolvimento integral dos alunos. Isso inclui promover habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e empatia.
Evolução da Educação
Mudança no Modelo Educacional: O modelo tradicional de ensino, onde o professor é o único detentor do conhecimento, está em declínio. Em vez disso, as salas de aula do futuro devem se tornar ambientes colaborativos onde o aprendizado é construído em conjunto
Isso implica que o professor atuará mais como um curador da informação, ajudando os alunos a selecionar conteúdos relevantes e a aplicá-los em situações reais
Foco no Aluno como Protagonista: O aluno deve ser visto como parte ativa do processo educativo. A educação do futuro não terá um foco centralizado; ao contrário, será baseada na interação entre alunos, professores e a comunidade
Essa mudança requer que os educadores desenvolvam currículos que atendam às necessidades individuais dos alunos e promovam um aprendizado significativo.
Desafios e Oportunidades
Desigualdade Educacional: Um dos maiores desafios enfrentados pela educação brasileira é a desigualdade. Para que o futuro seja promissor, é crucial que haja um investimento significativo na formação de professores e na infraestrutura escolar, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade
Preparação para o Futuro do Trabalho: A educação deve preparar os alunos para as demandas do século XXI, incluindo competências digitais e habilidades sócio emocionais. Isso significa que as escolas precisam rever seus currículos para incluir temas relevantes que reflitam as mudanças no mercado de trabalho
Conclusão
O futuro promissor do professor e do educando brasileiro depende da capacidade de ambos em se adaptarem às novas realidades educacionais. Os professores devem se tornar facilitadores da aprendizagem, enquanto os alunos precisam assumir um papel ativo em seu próprio processo educativo. Investir na formação docente e em metodologias inovadoras será essencial para garantir uma educação que não apenas informe, mas também forme cidadãos críticos e engajados na construção de uma sociedade mais justa. (PERPLEXITY AI)
CONCLUSÃO
Em caso extemporâneo de nossa sobrevivência após a hecatombe nuclear que nos avizinha, podemos focar nas melhorias de ações e atitudes que devem afetar a vida dos sobreviventes.
Não há dúvidas que a moeda mais valorizada é o CONHECIMENTO, e não o vil metal, que nos inebriou por um longo tempo, nem tão pouco os bens materiais adquiridos em épocas nababescas.
Com o mundo em sua seletividade natural, devemos entender Charles Darwin, Albert Einstein, Prust, Howard Gardner, e ainda, Dostoievsky, Nietzsche, Mayacovsky, Maquiavel, Descartes, Marx, Piketty, Dálio, Harari.
Pedimos sinceras desculpas aqueles que não compactuam com os escritos, pois respeitamos a sua limitação e a compreendemos, onde todos devem buscar a sua perfeição, mas a verdade deve ser o nosso foco.
AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA CISTA.