Desde janeiro de 2023, as organizações estão obrigadas a emitir o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) exclusivamente por meio eletrônico. Como toda mudança, a nova exigência foi recebida com resistência por alguns líderes de negócio. Mas especialistas afirmam que trata-se de uma iniciativa que chega para beneficiar a companhia e não para gerar mais trabalho.
O PPP é um documento que reúne informações importantes sobre as condições de trabalho dos colaboradores, incluindo dados sobre possíveis exposições dessas pessoas a agentes prejudiciais e de risco à saúde. Ele é muito importante para o colaborador no momento da solicitação de aposentadoria junto ao INSS.
“É um documento que precisa ser muito bem preenchido, reportado e armazenado, tanto para segurança dos profissionais quanto do próprio empregador. O que temos visto é que sempre que soluções de tecnologia são agregadas a processos burocráticos como esse, a equipe responsável pela rotina da ação tende a ganhar em produtividade, eficiência e confiabilidade”, explica Renan Soloaga, CEO da Indexmed, plataforma digital de gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Especialista em tecnologia para gestão da saúde e segurança no trabalho, Renan destaca oito benefícios do PPP Eletrônico para as organizações:
- Minimiza os erros no preenchimento do documento;
- Mantém as informações dos profissionais atualizadas graças à possibilidade de atualização dos dados em tempo real, de acordo com os acontecimentos;
- Quando preenchido de maneira adequada é um recurso que aumenta a segurança jurídica para as empresas, evitando ações judiciais indevidas, inclusive as relacionadas à aposentadoria especial;
- Otimiza os possíveis processos de fiscalização e auditoria dos dados relacionados aos colaboradores;
- Garante agilidade e a confiabilidade no processo de transmissão das informações aos órgãos públicos e sindicatos;
- Permite que a empresa seja mais eficiente e transparente no apoio aos profissionais que precisam requisitar benefícios e serviços previdenciários, incluindo a aposentadoria especial;
- Por meio dos dados gerados, permite a criação de estatísticas que podem ser úteis tanto para ações de vigilância sanitária e epidemiológica quanto para análise de riscos ambientais e monitoria da qualidade da saúde do trabalhador;
- Minimiza a insalubridade laboral e o índice de sinistralidade.
“A tecnologia tem se mostrado como uma excelente aliada das organizações interessadas em progredir e se tornarem cada vez mais competitivas. Ela é útil não apenas para otimizar os processos como também para fornecer informações que apoiem tomadas de decisões. O segredo está na escolha da solução que melhor se adequa às necessidades do negócio, além de ter ao lado um fornecedor que se posicione como parceiro nessa jornada”, comenta Renan Soloaga.
Sobre a Indexmed
Fundada em 2018, a Indexmed é uma plataforma digital de gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) proprietária de uma solução inteligente para auxiliar as PMEs a se adequarem ao eSocial e realizar a gestão de todos os procedimentos relativos à Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente, a companhia conta com mais de 5.200 assinantes e mais de 1 milhão de vidas cadastradas.