Visando a possibilidade de atingir um número maior de clientes em um curto espaço de tempo, a internet se tornou a principal vitrine para qualquer tipo de produto, seja pelas redes sociais ou nos e-commerces. Esse tipo de mercado ultrapassa barreiras físicas, possibilitando uma facilidade no processo de vendas internacionais.
De acordo com Caio Calderaro, empreendedor e especialista em marketing digital, com alguns passos é possível ter algum destaque no mercado internacional e alcançar um aumento de 500% no faturamento. “Primeiramente, será necessário escolher produtos que são vendidos em outras moedas, como Dólar ou Euro. Essas moedas têm um valor de mercado mais alto que o real, e valem até cinco vezes mais. Em poucas palavras, o empreendedor terá o mesmo trabalho de anunciar no Brasil, porém com uma possibilidade muito maior de lucro”, revela.
É importante, também, se atentar ao idioma dos produtos. “Raramente pessoas de outros países vão comprar em um site ou página em que o anúncio está em português. Logo, é necessário estar atento ao idioma predominante no local onde o artigo será vendido. Na maioria dos casos, optar pelo inglês e o espanhol são as melhores alternativas , mesmo que essas línguas não sejam predominantes em todos os países do mundo”, pontua o empreendedor.
Com a internet, o fato de dominar apenas uma língua não é mais uma limitação. “Existem diversas ferramentas que possibilitam a tradução de áudios ou textos, como o próprio google tradutor. Use e abuse dessas soluções, porque são recursos que permitirão um anúncio mais preciso em relação ao nome do produto, palavras chave e outros pontos que são cruciais para chamar a atenção de clientes em outros países”, declara Caio Calderaro.
De acordo com uma análise do Global E-commerce Forecast 2022, do eMarketer, em parceria com o PayPal, o comércio online internacional deve movimentar 7,4 trilhões de dólares até 2025. Quase 60% dos consumidores mundiais ouvidos na pesquisa afirmaram comprar de forma online itens em outros países.
Entre as categorias mais procuradas por consumidores que realizam compras em sites estrangeiros estão:
- Vestuário e acessórios (39%);
- Cosméticos e produtos de beleza (19%);
- Eletrônicos (17%);
- Brinquedos e hobbies (16%).
Para Calderaro, a modelagem do anúncio é crucial para alcançar um bom número de vendas em outros países. “Como um bom anunciante, algo que deve ser feito é observar a concorrência e descobrir as palavras mais relevantes para aquele mercado. O anúncio deve ser direcionado ao público para o qual se deseja anunciar. No Brasil, usamos descontos e promoções. Talvez, em outras regiões, existam diferentes padrões comerciais a serem observados e seguidos”, finaliza.
Sobre Caio Calderaro:
Caio Calderaro começou a trabalhar com tráfego pago em 2019, quando tinha acabado de largar a profissão de Engenheiro Civil. Foi estagiário, funcionário com carteira assinada e, mesmo trabalhando dez horas por dia em um escritório, não conseguia fazer 3 mil reais por mês.
A história começou a mudar quando ele passou a se dedicar ao marketing digital, inicialmente usando a ferramenta do Google Ads. No quarto mês de projeto, conseguiu faturar 10 mil reais. Hoje, o faturamento mensal atinge os seis dígitos e ele já ajudou mais de 30 mil pessoas a virarem protagonistas de suas próprias vidas através dos métodos GPA Domínio Estratégico, Hiperfoco10k e Comunidade Jornada 2x.
Para saber mais, acesse: https://caiocalderaro.com/ ou pelas redes @caiocalderaro