A auditoria interna é uma ferramenta muito importante para as empresas que desejam melhorar continuamente seus processos internos e, com isso, conquistar crescimento competitivo.
O propósito da auditoria é auxiliar a organização a compreender como está seu ambiente interno, de maneira efetiva. Ela pode ser realizada pelos próprios colaboradores, que se responsabilizam por analisar os processos.
Se tiver uma boa execução, traz resultados relevantes e compatíveis com a realidade da corporação. Como resultado, os gestores conseguem visualizar a situação atual de maneira abrangente e implementar as melhorias necessárias.
Promover melhorias dentro da organização é muito importante por diversos motivos. Quando as práticas estão defasadas, deixam de acompanhar as mudanças e podem impactar nos resultados do negócio.
Essa falta de atualização e melhoria prejudica a motivação dos colaboradores e gera impactos negativos em seu desempenho e comprometimento. Consequentemente, a qualidade dos produtos ou serviços também sofre impactos negativos.
Lá na frente, o cliente vai se sentir insatisfeito e isso pode prejudicar consideravelmente os lucros da companhia.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será explicado o que é auditoria interna, falar sobre sua importância, como funciona e quais são as diferenças entre ela e a auditoria externa.
Conceito de auditoria interna e sua importância
Auditoria interna é um instrumento utilizado pela empresa para fazer o controle de seus processos internos. É assim que ela consegue avaliá-los e melhorá-los continuamente.
O objetivo é observar os aspectos mais importantes para a manutenção do trabalho e a otimização da gestão de processos. A organização consegue entender se o andamento das atividades está adequado ou precisa ser aprimorado.
Antes de aplicar essa prática, um fabricante de viga de madeira aparelhada precisa entender que esse processo não é estático, visto que necessita de novas avaliações constantemente para que possa oferecer evolução contínua.
Ademais, é algo fundamental para a indústria do mundo moderno por causa do dinamismo que traz para as organizações.
A auditoria interna é importante porque simplifica tarefas e elimina desperdícios. O negócio tem controle constante de ser os procedimentos internos, o que favorece a gestão empresarial, além de ser uma ferramenta fundamental para os gestores.
O auditor responsável precisa se preocupar com todas as fases dos processos internos onde a administração possa ser aplicada. Só assim será possível trabalhar de maneira específica no que diz respeito ao aprimoramento das práticas do negócio.
Como resultado, ele se torna mais enxuto e estabelece um senso de melhoria contínua fortalecido. Para um fabricante de kit GNV 5 geração, é uma forma de se tornar mais competitivo e trazer segurança para os colaboradores.
Mais do que isso, a auditoria interna é fundamental para a transparência dos processos, sem falar no fato de que aumenta a confiança dos controles internos e mostra se os indicadores analisados realmente fazem sentido.
Como funciona a auditoria interna?
Para trabalhar com a auditoria interna, é necessário seguir alguns procedimentos que garantem que todas as informações adquiridas sejam genuínas, úteis e relevantes para a corporação.
A primeira coisa que um gestor precisa fazer é escolher um bom auditor, feito isso, ele deve seguir alguns procedimentos para garantir a qualidade das informações. O passo a passo de seu funcionamento é composto pelas seguintes práticas:
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Definição de objetivo;
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Planejamento;
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Montagem de cronograma;
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Criação de checklist;
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Relatório e plano de ação.
A primeira coisa que a companhia precisa fazer é definir os objetivos da auditoria interna, ou seja, determinar quais resultados ela pretende alcançar ao implementar a ferramenta.
Para que o auditor possa realizar sua função, deve ser capaz de encontrar oportunidades de melhoria, corrigir mudanças e resolver problemas.
Também deve estar alinhado com as melhorias que a organização quer alcançar e as mudanças que o gestor se dispõe a realizar. Com base nisso, um fabricante de compressor odontológico 60 litros vai definir as prioridades da auditoria.
O segundo passo é o planejamento que vai determinar de que maneira o processo vai ocorrer. É fundamental que ele seja realizado com antecedência e conte com a participação dos colaboradores.
Logo após, é necessário elaborar um cronograma para estabelecer as etapas e incluir nelas as prioridades previamente definidas. É indispensável que o cronograma seja fluido e possibilite um fluxo de atividades coerente, além de uma boa execução do processo.
Também é necessário criar um documento personalizado para a corporação, constando todas as características das áreas que vão passar pela auditoria.
Com base nisso, o auditor terá todos os dados que vão auxiliá-lo em relação às perguntas que precisa fazer, trazendo mais assertividade para a entrevista.
Por fim, ao coletar todas as informações, chega o momento de criar um plano de ação que vai indicar o problema detectado ou a razão para realizar as ações determinadas.
Quando o cliente pesquisar alguma informação sobre a empresa, como painel elétrico preço, poderá fazer negócio com uma organização que preza pela qualidade de seus processos internos.
Diferenças entre auditoria interna e externa
É muito comum que existam dúvidas em relação a esses dois processos, mas é altamente importante saber diferenciar suas funções para escolher aquele que é compatível com as necessidades do negócio.
No caso da auditoria interna, esse processo pode ser feito por um auditor da organização, tendo como foco atender à administração. Por causa disso, é recomendável que ele tenha proximidade com os diretores ou o presidente.
Seu papel será avaliar de que maneira os processos estão sendo realizados e indicar se existem inconformidades.
No que diz respeito à auditoria externa, é realizada por membros de fora da corporação. O objetivo deles é analisar um fabricante de chapa expandida de inox para emitir um parecer do que foi avaliado.
Grandes empresas são obrigadas por lei a contratar auditores externos e que sejam devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliário (CVM).
Tipos de auditoria interna
Existem diferentes classificações de auditoria interna que podem ser trabalhados pelos negócios. São elas:
1. Auditoria contábil
Como o próprio nome sugere, o objetivo da auditoria contábil é analisar procedimentos e registros relacionados ao patrimônio da organização, por meio de fundamentos contábeis e regulamentos empresariais.
O intuito é identificar e combater possíveis fraudes e quaisquer outras irregularidades fiscais e financeiras. Por meio dela, é possível melhorar os níveis de eficiência, reduzir a improbidade corporativa e eliminar a negligência.
2. Auditoria de sistemas
A auditoria de sistemas está relacionada a procedimentos tecnológicos usados na corporação. Nesse caso, o papel do auditor é avaliar a eficiência e o desempenho das ferramentas usadas para a estrutura interna do negócio.
Dentro de um fabricante de para choques Fiat, também é uma forma de saber quais são os meios que ajudam a garantir a segurança dos dados. Por essa razão, é uma avaliação importante para o funcionamento correto desse meio.
3; Auditoria ambiental
A auditoria ambiental é totalmente focada na análise de impactos do funcionamento da corporação e em relação ao ambiente em que ela está inserida.
A preocupação se tornou ainda mais relevante depois que a sociedade como um todo começou a exigir que as empresas tenham responsabilidade ambiental.
Com esse tipo de auditoria, fica mais fácil identificar as organizações que adotam medidas sustentáveis e diferenciá-las daquelas que apenas investem em marketing verde.
4. Auditoria operacional
Um fabricante de caixa de hidrante inox com porta de vidro pode fazer a auditoria operacional para compreender a situação atual da empresa e trazer um diagnóstico completo sobre seu funcionamento.
Seu relatório precisa ser elaborado de acordo com os processos e a utilização dos recursos, pois assim fica mais fácil identificar os problemas e criar soluções que trazem mais eficiência para a operação.
5. Auditoria de qualidade
A auditoria de qualidade é usada para verificar se os procedimentos operacionais estão de acordo com os requisitos de qualidade estabelecidos anteriormente.
Neste caso, dentro de um fabricante de mictório inox 2 metros, o auditor pode adotar algumas normas externas para avaliar a qualidade e ainda fornecer uma análise menos fundamentada e enviesada sobre os critérios objetivos.
6. Auditoria de gestão
Por fim, há a auditoria de gestão, que busca avaliar os gestores da organização. Ela identifica se os administradores utilizam os recursos de maneira eficiente.
Assim sendo, seu propósito é analisar o desempenho desses profissionais e, com isso, indicar o tipo de performance que eles precisam alcançar.
Considerações finais
O objetivo da auditoria interna é controlar a qualidade dos processos internos de uma organização, identificar seus problemas e trazer soluções para aquilo que não está funcionando.
A companhia pode escolher entre diferentes tipos e, a partir disso, aprimorar sua operação, padronizar melhor seus procedimentos e garantir a satisfação de todos os seus stakeholders.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.