A gestão financeira consiste em um conjunto de técnicas e conceitos que visa a saúde das finanças de uma empresa, assim mantendo o controle de todos os seus recursos.
Isso requer planejamento, estruturação, execução e ajustes de atividades já estabelecidas. O objetivo é otimizar ao máximo os processos para que seja possível manter o negócio de pé e, acima de tudo, gerando lucros satisfatórios.
Para atingir esta meta, há quem acredite que basta manter uma planilha de custos e pagar a contas em dia para ter um plano de administração financeira. Ter suporte de profissionais experientes e qualificados é fundamental para atingir resultados, além das ferramentas adequadas para uma gestão eficiente.
Também é importante lembrar que, embora existam diretrizes básicas que todo empresário deve seguir, cada tipo de empreendimento tem suas particularidades que devem ser levadas em consideração 一 o que funciona para um pode não dar certo com outro.
Neste sentido, é preciso adotar uma visão analítica e ponderar todos os cenários de ação, considerando possíveis fatores internos como orçamento mensal e fluxo de caixa, além dos externos como fatores econômicos.
Desta forma, é possível se organizar com eficácia para assegurar os lucros e também se preparar para eventuais momentos de dificuldade.
Quais as vantagens de investir em franquias?
As pessoas são mais atraídas pelas franquias do que pela abertura de novos negócios porque os fatores de risco diminuem de maneira considerável.
Quem busca por mais segurança e quer entrar no mercado de alimentos, por exemplo, vai preferir se filiar a uma franquia consolidada e conhecida pelo público, visto que a marca já tem uma base de clientes sólida.
Além disso, o franchising também conta com um modelo de negócios estruturado, com processos já prontos para a operação. Isso certamente é um trabalho a menos na abertura de um novo negócio.
Estas facilidades fazem com que o franchising tenha bom desempenho. Não à toa, o ano de 2021 foi de recuperação, mesmo com o mercado ainda abalado pela pandemia de Covid-19. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve crescimento de 10,7% no faturamento durante o período.
Estes números continuaram em alta no primeiro trimestre de 2022, com um aumento de 8,8% em comparação a 2021. Entre os destaques, vale ressaltar os setores de Moda (13,5%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (13,4%), Casa e Construção (9,3%), Foodservice (9,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (7%).
Com isso, a Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising 2022, realizada pela ABF, indica que a receita do setor é superior a R$ 43 bilhões.
Apesar das vantagens das franquias e do crescimento constante, o franqueado ainda precisa prestar atenção em estratégias de gestão financeira. Franchising ou não, trata-se de um negócio como qualquer outro.
Principais desafios financeiros das franquias
Como dito anteriormente, os aspectos da gestão financeira não são exatos e podem variar de acordo com diferentes organizações. Mesmo assim, alguns desafios são bastante comuns e acometem uma grande parcela de franqueados de diversos setores.
Controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o elemento-chave de qualquer plano financeiro. Não manter um controle eficiente no acompanhamento das movimentações monetárias é uma receita para o desastre.
Desta forma, o dinheiro que entra e sai deve ser fiscalizado de perto e com muita atenção, com o apontamento do máximo de detalhes possíveis para que todas as informações fiquem devidamente registradas.
Antigamente, as pessoas faziam esse monitoramento em livros caixa, anotando tudo manualmente. Há quem realize este processo em planilhas, o que não é tão prático quanto parece.
Hoje em dia, porém, existem programas de gestão financeira que funcionam de maneira automatizada, compilando todos os dados e executando os procedimentos necessários para a administração de um negócio.
Suporte da franqueadora para questões financeiras
Um dos pontos positivos do franchising é que os franqueados podem buscar apoio da franqueadora para encarar os desafios do cotidiano empresarial. Cada franquia tem funcionamento próprio e é comum que elas ofereçam treinamentos, sistema de gestão financeira e canal exclusivo de contato para franqueados.
No entanto, existem franqueadoras que possuem centenas de lojas espalhadas pelo país e este suporte pode não ser satisfatório — tanto na questão de qualidade quanto na de tempo para atender as solicitações. Por isso, muitos franqueados optam por contratar serviços financeiros à parte.
Acompanhamento de métricas
As tarefas do dia a dia podem fazer com que as partes mais técnicas do trabalho sejam esquecidas. Isso gera transtornos ao negócio, pois o acompanhamento das métricas e indicadores da franquia são cruciais para a boa saúde financeira do negócio.
Ao saber como está o andamento de lucros e despesas, é possível ter um panorama de como anda a saúde da empresa e o que pode ser feito para reverter cenários negativos e aperfeiçoar resultados positivos. Mais uma vez, ferramentas de gestão financeira com funções automatizadas são ótimas soluções.
Preços muito baixos
É fato que promoções e preços baixos atraem mais clientes, mas é preciso ter em mente que os lucros também servem para manter o negócio funcionando. Afinal, não cobrar valores suficientes para cobrir as despesas básicas do negócio é um grande problema.
Na hora de criar condições especiais e baixar a tabela de preços para chamar um público maior ou bater a concorrência, é essencial que tudo seja colocado na ponta do lápis e que apenas ações que estão dentro da realidade da franquia sejam executadas.