“A educação de qualidade é o único recurso que agrega valor a uma sociedade afetada por um sistema que a ADESTRA e DOMA.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).
O mundo globalizado se apresenta com diversas variáveis intrínsecas e extrínsecas, e seus habitantes ficam atormentados diante de tantas adversidades, pois os fatos legitimam essa transformação, mas não sabemos se para o bem ou não, mas seguimos nosso caminho, com nossas crenças ou não.
A limitação de nossa educação nos faz sentirmos como vitimas, mas devemos seguir um caminho, pois sabemos que a VIDA é um curto hiato temporal que buscamos aproveita-la, qualquer que seja sua profissão, ou mesmo a sua posição social, econômica e religiosa.
A cada dia ratificamos a Teoria da EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, e após 519 anos, descobertos e ainda não colonizados, mesmo com riquezas naturais, terras férteis, uma população adestrada e domesticada, com sérias limitações que inibe a nossa evolução, continuamos em nossa sobrevivência.
Lembramos que essa DIFERENÇA SOCIAL ficará mais acentuada com a Tecnologia da Informação através da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL convencional e a quântica.
Quando analisamos a CRISE econômica, social, política, de desemprego, de educação e saúde sem qualidade, de infraestrutura, e apelamos para o nosso senso de equilíbrio emocional conseguimos visualizar o tamanho do problema em que nos encontramos.
A EDUCAÇÃO deve ser adaptada urgentemente para que tenhamos:
- Habilidade, Competência, Eixo Prático;
- Criatividade, Relações Humanas;
- Idiomas;
- Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial;
- Planejamento Estratégico, Empreendedorismo;
- PDCA, análise SWOT, Melhorias;
- Facilitação do Capital de RISCO.
Segundo a SaaS do Mercado Eletrônico, devemos conhecer essencialmente os recursos que criam um leque de oportunidades para empresas e profissionais e processa maior número de dados no menor tempo possível:
- Big data, analitics, Artificial Intelligence;
- Machine Leaning, Deep Learning;
- Business intelligence, Cloud computing.
A Revista FORBES acrescenta que a Inteligência Artificial tem a capacidade do trabalho físico como ocorre desde a Revolução Industrial, mas também o trabalho intelectual, planejamento, estratégia e tomada de decisão.
A HYPESCIENCE nos informa que diante da evolução essas máquinas tem a capacidade de:
- Aprender a enganas e trapacear;
- Assumem nossos trabalhos;
- São mais inteligentes que hacker humano;
- Entende o nosso comportamento;
- Age semelhante aos humanos;
- Sentem emoções;
- Invadem nossos cérebros;
- Usam utensílios, ferramentas e armas;
- Aprendem o que é certo e o que é errado.
Segunda a pesquisa MCKINSEY as empresas devem utilizar a I A para:
- Reduzir erro de previsão;
- Reduzir vendas perdidas;
- Melhorara a disponibilidade do produto e sua qualidade;
- Reduzir Custos e Despesas;
- Reduzir custos no transporte e armazenagem;
- Abrir caminhos para a interação de Profissionais e a Máquina;
- Eleva a produtividade;
- Captação de dados p0ara a produção com análise mais assertivas;
- Identifica oportunidades;
- Gera benefícios para os envolvidos.
“A Inteligência Artificial deixa claro que o HOMEM é um PRODUTO DO MEIO.” Ou seja, ou ele se capacita e se qualifica ou sai do meio.
No ensino superior o site da PORVIR nos brinda que a Inteligência Artificial exige:
- Sistema computacional que imita o comportamento humano;
- Aprendizagem personalizada e adaptativa;
- Sistema de aconselhamento;
- Avaliação individual do aluno;
- Melhor experiência e deficiência;
- Sistema de análise de aprendizagem;
- Preocupação com Ética, Mora e privacidade;
- É desafiadora para ser implementada;
- Transforma vida acadêmica;
- Afeta o futuro do ensino superior.
Na educação básica o sitie EDUCAÇÃO, relaciona dez fatores importantes que a Inteligência Artificial proporciona, senão vejamos:
- Diferença entre realizada virtual e realidade aumentada;
- BYOD em sala de aula (Bring your on device), traga sem próprio dispositivo;
- Uso de um Ecossistema próprio de APPS;
- Pratica de gameficação;(Jogos em forma lúdica)
- Ensino de CODING (habilidade lógica de algoritmos e mundo digital).
- Criação de um diretório além da biblioteca (diversas mídias);
- Aplicação de empreendedorismo (visão empreendedora);
- Inteligência Artificial e a Educação (dados coletados, padrão de erro, estatística, pontos de dificuldades);
- Criação de uma cultura que favorece a fluência digital (recursos digitais);
- Aprendizagem colaborativa (talento e capacidade).
Podemos então entender que as mudanças necessárias hão de impactar o sistema, podendo acontecer variabilidades na sua aplicabilidade, mas sabemos que é necessário.
O Profissional que está no mercado deve fazer um UP GRADE qualitativo para se inteiras dessas mudanças, e os Gestores Empresariais, devem ter procedimentos análogos para enfrentar a concorrência global.
As Empresas e seus respectivos Gestores Empresariais devem INVESTIR na aquisição de máquinas que representem a Inteligência Artificial, pelas razões descritas anteriormente para que possam manter a sua continuidade e sustentabilidade necessária.
Aqueles Profissionais e as Empresas que não aproveitarem esse hiato temporal param de adequar e se adaptar a essas novas tendências, têm só lamentar, e sugerir uma estratégia celestial e falimentar, respectivamente, que hão de acontecer.
Desculpem-nos o que pode parecer indelicado em nossa transcrição, mas como profissionais, temos o dever de alerta-los, mesmo sabendo que o presente mereça adendos, críticas e demais, caso desejem.
AUTORES:
ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista, assessor, professor universitário, pesquisador, escritor e palestrante, só um ser humano diferenciado.
LEVY DA COSTA SALES, meu Neto, estudante, pesquisador, curioso, só um ser humano diferenciado com dois anos de idade.