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Sintonia entre produto e canais de venda é fundamental

Em primeiro lugar, é muito importante estar ciente de que existem diferentes públicos dentro da organização dos parceiros que você precisa conhecer e criar comunicações especificas

Fonte: O Autor

Em primeiro lugar, é muito importante estar ciente de que existem diferentes públicos dentro da organização dos parceiros que você precisa conhecer e criar comunicações especificas. Existem poucos grupos diferentes, mas, o mais importante em termos de capacitação de parceiros são as equipes de marketing, vendas e entrega.

Gostaria de sugerir que, embora existam muitos tipos de conteúdo que podem ser criados para as equipes de vendas dos parceiros, no mínimo, você deve preocupar-se em ter pronto o seguinte material:

  • Guia de solução de venda
  • Lista de verificação de qualificação de vendas
  • Apresentação de vendas de produtos
  • Folha de referência rápida de produtos
  • Perguntas & Repostas
  • Solução calculadora de ROI (Retorno do Investimento)
  • Modelo de proposta técnica e comercial

Um bom conteúdo como este sugerido não só ajudará as equipes de vendas dos parceiros para posicionar e vender seus produtos e soluções com mais facilidade, mas também “sela” a parceria e lealdade do parceiro em construir seu negócio baseado em sua marca e portfólio.

De minha experiência com trabalho para grandes fabricantes globais e com empresas parceiras de todos os tamanhos em toda a América Latina ao longo dos últimos anos, eu percebi e constatei que o fornecimento de soluções que tornam seus parceiros bem-sucedidos, onde seu apoio é impecável e incondicional, resulta em grandes relacionamentos e resultados inimagináveis.

Nada superará o encanto dos resultados quando fabricantes, distribuidores e parceiros estiverem em total sintonia. Pense nisso. Fechar um negócio se tornará um resultado e não somente um verbo de ação.

Joeval Martins é professor da IBE-FGV, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade.

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