Autor: Alexandre FerrãoFonte: Classe Contábil
Além dos honorários achatados e a dificuldade de repassar custos de mão de obra e inovação tecnológica aos clientes as empresas de contabilidade sofrem com a inadimplência.
É comum clientes deixarem o pagamento dos honorários por último, e ainda alegarem: "Já paguei a folha de pagamento, tributos e ainda tenho os fornecedores, o Contador vai ter que esperar!"
Ainda tem um outro aspecto caraterístico que muitas vezes pode até fazer o escritório perder o cliente, é a cobrança bancária!
Conheci um escritório que fez isso, passou a emitir boletos, até aí tudo bem, o problema foi quando um cliente atrasou o pagamento e achou que poderia negociar direto com o escritório, o que aconteceu? Foi protestado! O transtorno foi muito grande e a relação ficou abalada.
A vantagem para o escritório que passava por problemas de caixa era o fato de descontar duplicatas antecipando o crédito.
Não sou a favor desta prática pois demonstra que tem algo muito errado, e também um boleto bancário não irá intimidar o mau pagador, e o pior coloca todos - bons e maus pagadores - no mesmo barco.
O que fazer então?
A análise de crédito, de preferência de forma prévia.
Como sempre estou buscando novidades para área contábil e acompanho muito o mercado, então conheci há alguns dias uma empresa chamada "Seracon", cujo página no Facebook é: https://www.facebook.com/seraconbr e o site é: www.seracon.com.br.
A proposta deles é boa, um sistema de controle de Inadimplência com foco em escritórios de contabilidade, e o melhor os fatos são registrados pelos próprios escritórios contábeis.
Achei a iniciativa muito válida, o processo é simples e ao mesmo tempo muito valioso, fica aqui a dica para os colegas conhecerem este serviço.
Mas esta iniciativa da empresa Seracon tem um outro viés que talvez passe despercebido até mesmo deles: o fortalecimento das relações dos escritórios contábeis, você percebeu como isso ocorre?
Imagine esta cena: O João recebe em seus escritório o futuro cliente Empresa xyz, este alega que o contador atual não faz que ele precisa, não entrega guias de pagamento, etc, etc. Sem uma análise com certeza o João iria desejar este "pobre" cliente em sua carteira. Mas então ele resolve entrar neste site da "Seracon", e lá
consta que a tal Empresa XYZ, não pagou os últimos 6 honorários contábeis, o que faz João desistir do futuro cliente. Imaginou se o João tivesse aceito este cliente?
Teria muito trabalho e receberia em troca uma série de desculpas para não receber seus honorários.
Mas graças ao escritório anterior isto foi evitado. Aí está implícito um serviço de fortalecimento da classe contábil, pois são os próprios escritórios que alimentam o sistema.
Amigos, nem sempre um cliente é garantia de lucro, é necessário que o escritório tenha um controle de custos e um controle de Inadimplência preventivo.
Trouxe esta novidade para vermos que o mercado contábil se movimenta, se agita, uma agitação silenciosa, típica daquele silêncio já tradicional que faz parte da introspecção da carreira.
Quanto a dica, fica os endereços da Seracon:
www.pt.slideshare.net/SeraconBR
https://www.facebook.com/seraconbr
www.seracon.com.br
Um abraço e espero que este texto seja muito útil.