Unipec - RJ

Você está em:
Postado . Atualizado à

A chave para o sucesso começa na mente

Pensamentos positivos abrem portas para o progresso profissional e pessoal

Você já teve ou incentivou um pensamento positivo hoje? A forma com que as pessoas enxergam o mundo ao redor refletem de forma direta na maneira com que lidam com o meio em que estão inseridas. Dessa forma, é fundamental observar a qualidade das ideias dos colaboradores da empresa porque são capazes de interferir em decisões e execuções das atividades de trabalho.

De acordo com José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), os pensamentos positivos são os responsáveis por promover grandes benefícios profissionais, e também pessoais, em um curto período de tempo. “Uma inteligência emocional que caminha ao lado de sentimentos bons estimula atitudes favoráveis ao crescimento e a evolução. A partir desta percepção é possível enxergar além dos desafios, perceber a situação, analisá-la, procurar uma solução e absorver o aprendizado junto àquele episódio”, afirma.

Entre as vantagens de abrir a mente para a positividade estão o crescimento e o desenvolvimento. A partir do instante que você confia em si, nas suas habilidades e repertório não há adversidades que te impeçam de alcançar os seus objetivos profissionais. Contudo, se deixar a negatividade aparecer vai ficar estagnado na carreira.

Outro motivo para começar a inserir pensamentos positivos na rotina é a preparação para o futuro. É permitido sentar e reclamar do trabalho. Na verdade, de todas as situações que não deram certo no passado. Mas, se mantiver uma postura pacífica diante da vida vai enxergar uma lição em cada situação. Ou seja, conseguirá planejar o futuro com mais assertividade. Por consequência estará apto a receber o benefício da diminuição do estresse no ambiente organizacional. “Os colaboradores mais estressados são os que costumam reclamar o tempo inteiro porque focam nos aspectos negativos que lhes rodeiam. Já os que cultivam a positividade podem até se estressar, pois ninguém é de ferro. Porém, respiram fundo e seguem em frente porque sabem que se queixar vai apenas atrapalhar a evolução do trabalho”, pontua o presidente.

Ainda sobre o efeito dominó causado pelo pensamento positivo está a melhora na produtividade. Quem deixa as ideias negativas de fora da rotina de trabalho produz mais e automaticamente aumenta o reconhecimento não só dos líderes, mas, dos colegas de profissão. Por fim, o crescimento da autoestima e da capacidade de resiliência também serão atingidos.

É importante lembrar de que reclamar dos acasos que acontecem diariamente vai gerar uma onda muito maior de episódios infortúnios no caminho. “Quando você escolhe focar no ruim, não consegue prestar atenção nas situações boas que lhe rodeiam. Caso você esteja em um emprego que não te agrada, em vez de ir atrás do que lhe é satisfatório, prefere permanecer no mesmo local. Essa atitude resulta em uma falta de movimento para as mudanças boas chegarem. Sendo assim, o primeiro passo para abraçar a positividade é tirar as reclamações da mente”, diz Marques.