Unipec - RJ

DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTE DAMARIS AMARAL

DISCURSO DE POSSE – UNIPEC - 02/01/2018

Boa noite a todos!

Cumprimentamos o Presidente do CRC-RJ Waldir Ladeira, Presidente do Sescon RJ Arnaldo dos Santos Junior ,Representante da Academia de Ciências Contábeis do RJ Diva Maria Gesualdi - Ex-presidente do CRC-RJ Vitória Maria da Silva, Presidente da Junta Comercial Dr. Luiz Velloso; saudamos a todos e as demais autoridades não nominadas e a todos os presentes

Revendo a história da Unipec, que foi constituída em 31 de janeiro de 1964, homenageamos seus fundadores e ex-presidentes que, reconhecendo a relevância desta entidade para o exercício profissional, contribuíram para sua manutenção e permanência até os dias atuais.

Nós entendemos este valor em 1988, quando, convidado pela presidente Vitória a visitar a Unipec nunca mais nos afastamos. No biênio 1999-2000, presidi esta casa, e pude realizar com valorosos diretores, mudanças no sentido de tornar nossas reuniões mais atrativas. Destacamos algumas ações desenvolvidas: a renovação do estatuto; a atualização e implantação de um sistema de cobrança, que contamos com o apoio da OCF nosso associado Alexandre Andrade; a criação de uma revista bimestral; além dos muitos cursos e comemorações. Uma lembrança especial à atuação na parte cultural, da diretora na época Mary Isabel.

Em 2014, concorremos a mais uma eleição, e fomos reconduzidas ao cargo de presidente e com a colaboração dos diretores, alcançamos o equilíbrio financeiro, realizamos obras de restauração, que deram um novo visual para a nossa Unipec. Reformamos o estatuto, atualizamos a contabilidade, realizamos cursos de grande importância e ampliamos a representatividade nos órgãos públicos, o que nos permitiu fazer diversas reivindicações para a melhoria do exercício profissional.

Todo esse trabalho só foi possível com o esforço especial de vários diretores que gostaríamos de destacar: José de Oliveira Vitorino e Neide Peres, na reforma do espaço; Dr. Paulo Damião de Souza, Caroline Resende Peres e José Carlos na Comissão de Reforma do estatuto; Adilson Félix, transmitindo as atas em tempo recorde, para que os ausentes recebessem a matéria de estudo na semana em dia; Marcello Rocha, liderando a equipe do Conselho Fiscal, colocando em dia a fiscalização e desenvolvendo um procedimento para que tudo fosse realizado no período determinado pelo estatuto; Amaro na orientação do processo eleitoral. Outras atuações importantes associado Ricardo Nogueira na excelência de suas palestras, sempre nos brindando. Edson Dupret nos fazendo descontrair com suas mágicas.

Entre nossos pleitos, destacamos o Projeto de Lei nº 7895/2017, com apoio do CRC-RJ e outras entidades parceiras, Sescon RJ, Associação Comercial, Sindilojas e outras e que tramita na Comissão de Finanças e Tributação, sob orientação do Deputado Celso Pansera, que visa trazer uma penalidade mais justa e cabível na autuação por erros ou omissões na entrega da Obrigação Acessória Sped. Aproveito para agradecer ao apoio técnico tributário do escritório Gaia e Silva, especialmente ao Dr. Gerson Stocco e à Dra. Raquel Bazolli Barbosa, grandes parceiros.

.Agradecemos ao CRCRJ, na pessoa da presidente Vitória Maria da Silva, estendendo aos funcionários, pelo apoio sempre presente nos momentos em que precisávamos. Somos imensamente gratos a todos. Nosso muito obrigado a Nelya, Fernanda, Gabriela, Rogério, Alexandre e Mara.

À nossa colaboradora Rosangela, pelo empenho e dedicação em seu trabalho; aos colaboradores da Proativa Gersely, Lais e Cristiano e do Escritório Contábil –Oliveira Vitorino, o Nobre que sempre estiveram prontos para colaborar e fazer o melhor. Recebam o nosso sincero e caloroso agradecimento. Vocês fizeram a diferença em nossa gestão!

Aceitamos, novamente, o desafio para liderar esta importante entidade por mais três anos 2018-2020. E, se Deus assim permitir, dar segmento ao trabalho, realizado. Entretanto, sei que não estarei sozinha, pois temos o compromisso de juntos, traçarmos novos planos para este triênio.

Muito obrigada a todos!